12 de março, 2020
MEC estende de 20% para 40% de EAD nas IES
No dia 06 de dezembro 2019 o MEC (Ministério da Educação), regulamentou o aumento da presença do ensino a distância (EaD) nos cursos presenciais em universidades federais. Anteriormente possuía apenas 20% liberado para todos os cursos e apenas em determinados cursos essa porcentagem poderia se estender a 40%. Redefinido, atualmente é permitido essa porcentagem (40%) na carga horária completa do curso contendo exceção a graduação em Medicina.
O Ensino a Distância, ou EaD, é um tipo de modalidade reconhecido pelo MEC que baseia-se em estudar sem precisar ir diariamente ao campus da faculdade em questão nos horários específicos. Os conteúdos a serem estudados permanecem disponíveis nos espaços do aluno por tempo indeterminado e os alunos podem estudar onde e como estiverem.
Para que a carga horária redefinida a distância possa valer, previamente as universidades precisarão definir as disciplinas no projeto pedagógico do curso. Algumas medidas também precisarão ser tomadas anteriormente pelas universidades, como as atividades de tutoria e a metodologia que será usada além do ambiente virtual que os alunos estudarão.
Esse ambiente virtual precisará de atenção da mesma forma como o campus e as aulas físicas tem, pois o mesmo será de grande importância para os alunos que estudam a distância já que esse é o meio que os ligam a faculdade. Fóruns, chats, avaliações e videoconferências normalmente são alguns espaços interativos que essa plataforma inteligente deve ter, juntamente com um sistema online e disponível a qualquer dispositivo móvel ou computador para que os alunos de fato possam estudar aonde estiverem com qualidade de ensino integrada.