20 de fevereiro, 2020
Diploma Digital para faculdades
A partir de Dezembro de 2021 as instituições de ensino superior do país iniciarão o processo de emissão de diplomas digitais. Essa versão digital deverá ser semelhante a versão impressa, podendo ser acessada pelo celular ou computador. A validação dessas informações deverá ser feita por um código alfanumérico e um código QR, beneficiando mais de 8,3 milhões de alunos. Os dados serão assegurados pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), já a validade jurídica e a segurança serão padronizados pelo ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) com assinaturas digitais.
Não há previsão, porém, de acordo com a regulamentação do MEC (Ministério de Educação), todas as faculdades sendo elas instituições públicas ou privadas, deverão fazer digitalização de todas as informações necessárias como históricos escolares e outros documentos de apoio. Inicialmente sendo disponibilizado apenas para cursos de graduação e futuramente estendendo para pós-graduação.
Essa mudança tem o intuito de aumentar a segurança de dados, reduzir a quantidade de fraudes, facilitar e diminuir o tempo da emissão de diplomas, que hoje é de 90 dias podendo reduzir para até 15 dias. De acordo com uma pesquisa feita para testar os projetos de adequação por uma universidade em Santa Catarina, concluiu-se que o custo de emissão no novo formato reduz o valor de custo atual em até quatro vezes.
Segundo a coordenadora-geral de Regulação da Educação Superior a Distância do MEC, Cristiane Lepiane, o Diploma Digital irá acompanhar o desejo de uma sociedade moderna. “Estamos garantindo que as instituições, mediante a simplificação e desburocratização de seus processos, cumpram a legislação vigente e ainda estejam em consonância com os anseios de uma sociedade moderna”.
A implantação de um software de gestão acadêmica que possa auxiliar com modernidade e segurança é de fato uma necessidade das instituições que precisarão se adequar ao projeto, sendo ideal a personalização de uma plataforma de acordo com as necessidades da instituição, integrando as informações em uma só plataforma.