18 de fevereiro, 2020
Captação de Alunos através de ferramentas digitais
A Captação de Alunos por instituições de ensino pode ser caracterizada como um conjunto de ferramentas e estratégias que visam obter uma maior quantidade de alunos matriculados e inscritos. Contudo, com o advento da internet, tais estratégias tiveram que se adequar a esse meio, surgindo assim um novo conjunto de técnicas para garantir essa conquista por matriculados.
De fato, o surgimento do meio online alterou bastante o desenvolvimento de técnicas e estratégias para a captação de alunos por instituições de ensino, todavia, ainda é perceptível que a maior parte de investimento feito por elas é no meio offline, ou seja, em mídias impressas e externas, mesmo o comportamento de grande maioria dos alunos tendo mudado e ter migrado cada vez mais para o meio virtual.
Além disso, existem outros fatores importantes nesse processo, tendo em vista que encontram-se diversas categorias de ensino, como ensino básico, superior e cursos livres. A categoria de ensino superior é a que abrange mais fatores e que possui uma maior gama de probabilidade de captação, uma vez que ela obtém etapas que utilizam principalmente o meio virtual para sua conversão de leads para matriculado. As demais categorias de ensino, em contrapartida, possuem fatores que contam mais com o meio offline, como visitas e entrevistas.
Dessa forma, deve haver uma construção e a mudança nesse comportamento por parte das instituições, tendo em vista a influência dessa mudança de comportamento de possíveis matriculados e leads, como o surgimento do meio virtual em relação à captação de alunos. Com isso, é necessário um conjunto de ferramentas de captação e gestão de alunos que seja adequada a essa mudança no comportamento dos mesmos. Além disso, é de grande importância o uso de métodos que sejam capazes de transformar leads em futuros inscritos, com o intuito de aumentar ainda mais a captação.