10 de março, 2020
Acervo Acadêmico Digital
Em 2018 foi elaborado a Portaria 315 do MEC (Ministério da Educação), complementar ao decreto n° 9.235, a qual substitui a Portaria 22, e que determina que todas as Instituições de Ensino (IES), públicas e privadas, são obrigadas a digitalizar todo seu acervo de documentos acadêmicos com intuito de garantir a segurança e a organização dos dados das instituições e dos alunos. As IES possuem um prazo até abril de 2020 para realizar o processo.
Tal projeto tem como objetivo beneficiar diversos setores das instituições, por meio do desenvolvimento de uma Secretaria Digital, seja na otimização do tempo, na redução de burocracias, na praticidade de atividades, na diminuição de tarifas excedentes e em diversos outros fatores.
Além disso, a digitalização do acervo acadêmico das IES garante uma grande agilidade nos processos, pois reduz a quantidade de produção de papéis, facilitando a localização e a obtenção de documentos importantes. Tal processo também garante a segurança desses documentos, por meio de assinaturas digitais, as instituições irão possuir um maior controle sobre os mesmos.
Desse modo, é necessário a utilização de um software de gerenciamento adequado à nova legislação e que possua um bom sistema de gestão de informações simples e intuitivo, que possa acompanhar esse desenvolvimento utilizando recursos técnicos para as instituições se adequarem a essa mudança . Todas as informações acessíveis, em uma única plataforma.